– Ele busca serviços e soluções na internet
A internet segue como uma ferramenta que vem democratizando o acesso à informação, trazendo para cada pessoa um universo de conhecimento e possibilidades.
Com isso, não é de se espantar que a grande maioria dos consumidores hoje em dia buscam soluções para os seus problemas, e também serviços, na internet.
Isso mostra que o consumidor moderno gosta de ser independente, entender sobre o assunto, o que exige mais conhecimento da própria empresa/marca sobre os serviços e produtos oferecidos, já que o cliente dificilmente irá comprar algo ou buscar uma solução sem se preparar antes.
– Ele compara preços e produtos
Ainda falando sobre a independência do consumidor, hoje é muito comum que ele procure informações, preços e concorrentes antes mesmo de entrar em uma loja/prestadora de serviços.
Novamente, isso traz mais responsabilidades para quem oferece produtos e serviços, para que esteja a par da demanda do público.
– Ele busca facilidade no processo de compra
Um dos fatores mais importantes para o consumidor é a facilidade e praticidade com o qual o processo de compra ou contratação de serviços vai acontecer.
O consumidor moderno se acostumou a cartões de créditos que podem ser pedidos pelo celular, a reservar passagens aéreas e quartos de hotel por aplicativos, e a pagar contas pelo smartphone.
Claro que nem todo serviço ou produto pode ser disponibilizado de forma digital, mas é fundamental que o processo de compra ou contratação não seja cheio de empecilhos e burocracia.
– Ele se interessa por tendências e influenciadores
Isso não é uma particularidade exclusiva do consumidor moderno. Tendências sempre existiram e influenciaram o mercado. Porém, com as redes sociais e mídias digitais, as tendências evoluem com mais frequência, e chegam aos consumidores de maneira mais rápida.
Relacionado a isso, está o surgimento dos influenciadores digitais. E não se engane: sejam os maiores do mundo ou regionais, essas profissionais têm grande influência sobre seus seguidores em termos de marcas e produtos.
– Ele é preocupado com segurança na compra
Como já dissemos, o consumidor moderno faz uma extensa pesquisa a respeito de marcas, serviços e produtos antes de realizar uma compra. Isso demonstra também preocupação com segurança, seja online ou presencial.
Alguns sites prestam serviços de avaliações e bancos de opiniões de outros consumidores a respeito de uma loja ou marca.
O consumidor moderno sempre dá preferência a sites, lojas e locais bem avaliados pelo público.
– Ele é preocupado com o meio ambiente
Sustentabilidade não é uma palavra da moda, a preocupação com o meio ambiente é talvez a maior da sociedade moderna. Além disso, estudos mostram que essa tendência será ainda maior para as próximas gerações.
Oferecer produtos sustentáveis, buscar alternativas de energia limpa para sua empresa, oferecer serviços que não causem impacto negativo ambiental, além de ser muito importante para o futuro do planeta, também faz com que você seja bem visto pelo público.
Oferecer facilidades e vantagens para seu cliente é fundamental na hora de se manter relevante no mercado.
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