Todas as pessoas que entram no seu estabelecimento devem ser tratadas da mesma forma, com carinho e educação independente de qualquer fator (cor, gênero, sexualidade, tamanho, idade, classe social), o atendimento de excelência é para todos.
Um local de atendimento ao público não tem espaço para preconceito, então busque sempre ser agradável com todos, mantenha um sorriso no rosto e use palavras educadas e de fácil entendimento.
2- Mantenha sua equipe sempre alinhada.
O treinamento constante da sua equipe é um passo fundamental para um atendimento assertivo, pois capacitando-a, ela será capaz de entregar um trabalho de excelência garantindo a satisfação do cliente.
Outra prática que deve ser adotada para manter a equipe motivada e alinhada, são reuniões de apresentação de resultados, feedback e opiniões, assim você pode conversar com eles e entender a particularidade de cada um.
3- Ofereça um atendimento transparente.
Seja bastante sincero com seu cliente sobre o que você realmente pode oferecer, para que não crie falsas expectativas, pois pode causar frustração no cliente. Quando você não tiver algo que ele está procurando, seja sincero e ofereça educadamente outra opção.
Use sempre uma linguagem muito clara, para que não haja dupla interpretação, evitando usar expressões negativas, buscando empático na maior parte do tempo.
4- Nunca deixe o cliente esperando.
O cliente necessita de uma pessoa disponível para auxiliá-lo durante toda jornada de compra, deixá-lo esperando é desagradavel, antiético e pode levar a desistência da compra.
A pessoa que guiará o cliente tem que ser bem treinada para conseguir induzir o cliente a não só comprar, mas comprar mais de uma coisa.
5- Fique atento com todas as queixas:
Quando o cliente não está satisfeito ele costuma se queixar do que está incomodando, é importante ter muita atenção a isso. O primeiro passo é ser solidário com o cliente e mostrar interesse em resolver o problema que está afetando ele.
Em um segundo momento, você precisa avaliar a queixa desse cliente e ver como solucioná-lo de maneira rápida para que isso não venha prejudicar outras pessoas, fazendo você perder clientes.
Essas são algumas dicas importantes para você atender seu cliente melhor e manter a fidelidade dele.
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